Vereador Diego Prado provoca audiência pública sobre o sistema de transporte de São Cristóvão 


Na sessão ocorrida na noite desta quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Vereadores de São Cristóvão, o vereador Diêgo Prado propôs a realização de uma audiência pública para discutir soluções para o sistema de transporte da cidade, com a participação de todos os responsáveis pela administração e usuários. Diêgo utilizou a plenária para ressaltar os problemas enfrentados pela população que utiliza o transporte público em São Cristóvão e cobrar atitudes da atual gestão municipal. 

Em sua fala, o vereador Diêgo ressaltou que a população reivindica apenas o básico para o funcionamento do serviço. “Observem que eles não estão pedindo nada demais, não estão pedindo ar-condicionado e bancos acolchoados. Eles estão pedindo apenas o básico. A população quer apenas que os ônibus tenham a mínima condição de transportá-los até o destino final, cumprindo o horário, sem quebrar e sem machucar ninguém. Isso é o básico!”, afirma. 

Em seguida, o vereador cobra atitudes da gestão municipal e questiona a utilização dos mais de R$216 milhões recebidos em royalties desde 2017. “Eu pergunto a vocês: o que a gestão de São Cristóvão tem feito para melhorar o sistema de transporte público no município? Já se passaram sete anos e o que essa gestão fez? Eu sei que a Prefeitura não pode simplesmente comprar novos ônibus, mas pode cobrar, pode fiscalizar, pode buscar providência dos responsáveis e pode destinar uma parte do seu orçamento anual para subsidiar as gratuidades do serviço em São Cristóvão. Desde o ano de 2017 até o ano passado, São Cristóvão recebeu mais de R$216 milhões em royalties, e o que foi feito com esse dinheiro? Por que uma parte desse valor não foi utilizada para recuperar as vias e subsidiar o transporte público? O que tem sido feito? A gestão tem feito algo ou estão apenas ignorando o problema do povo?”, questiona Diego. 

Para começar a solucionar o problema do serviço de transporte público em São Cristóvão, Diego Prado sugere a realização de uma audiência pública sobre o assunto e sugere uma emenda para subsidiar o sistema. “Hoje estou aqui para pedir a ajuda de vocês para esse assunto no sentido de propor uma audiência pública sobre transporte aqui na Câmara de Vereadores. Vamos reunir os entes que fazem a gestão do sistema e vamos pensar em soluções a curto, médio e longo prazo”, e completa: “Eu quero propor aqui uma emenda à LDO do próximo ano para que o município de São Cristóvão comece a dar algum subsídio ao sistema de transporte e incentive os demais municípios da região metropolitana a fazer o mesmo para que tenhamos um sistema de transporte cada dia melhor”, defende Diego.